Assinatura digital e assinatura eletrônica: conheça as diferenças e os usos

As transações em papel vêm sendo substituídas por documentos digitais, que trazem mais agilidade e segurança para a gestão das empresas. Para garantir a confiabilidade dos documentos gerenciados digitalmente, surgiram algumas importantes ferramentas, como a assinatura digital e a assinatura eletrônica. Apesar de terem nomes semelhantes e ambas serem dotadas de valor jurídico, elas são usadas para diferentes fins.

Negócios fechados com agilidade fazem muita diferença e, por isso, entender a aplicação de cada uma é essencial para a competitividade. Confira mais detalhes abaixo:

A assinatura eletrônica

É um mecanismo que permite que documentos sejam assinados virtualmente, com validade jurídica, desde que acordado entre as partes nas cláusulas dos documentos. Trata-se de uma alternativa mais segura e ágil do que a assinatura em papel e é um processo totalmente automatizado através do e-mail, do início ao fim – muito diferente de apenas assinar um documento em papel e escaneá-lo, sem nenhuma validade jurídica.

A assinatura eletrônica é aplicada em diversos tipos de contratos, como de planos de saúde, aluguel, seguros, e compra e venda, além de operações bancárias de câmbio, entre outras possibilidades.

A assinatura digital

Já a assinatura digital usa a criptografia para que o documento assinado seja associado a determinado usuário, ou seja, ela garante a idoneidade do documento e da assinatura eletrônica, cumprindo assim todas as exigências regulatórios mais rigorosas. Para isso é preciso ter um certificado digital, obtido por meio de uma Autoridade Certificadora (AC), e o documento assinado digitalmente passa a ser o documento original, sem necessidade de autenticação física em cartório. Vale ressaltar que qualquer tentativa de alteração posterior no documento invalida a assinatura.

Por que utilizar essas tecnologias?

A assinatura digital e a assinatura eletrônica ajudam a eliminar a burocracia e otimizam o uso de recursos – eliminação do papel, menos risco no manuseio e perda dos documentos, menor custo com tinta de impressora e logística de envio, entre outros… Ao mesmo tempo, a agilidade no processos faz toda a diferença na hora de fechar negócios, e é um diferencial para empresas, resultando em processos otimizados, maior produtividade e mais segurança contra fraudes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: